Dias de Negro

Inspirada pela Blogagem Coletiva Luiza Mahin inaugurei mais uma página pra tomar conta. Mas melhor do que ter mais um lugar pra alimentar é poder fazê-lo num dia simbólico, num dia de resistência.

E falando no decorrer dos dias, gostaria de lembrá-los (ou mesmo fazê-los descobrir, assim como eu) os momentos que precederam a tão falada abolição. Como bem lembrou o blogueiro Thomas Conti, as agitações, revoluções e revoltas já tomavam conta do Brasil de oitocentos e diversos ativistas favoráveis ao abolicionismo eram grandes conhecidos da época – nomes como José do Patrocínio, Luis da Gama e Joaquim Nabuco. 

Ao contrário do que se pensa ou se ouve nas aulas de história, a resistência/ insurgência negra foi a grande mola propulsora da abolição. Revoltas como as dos Malês, e as fugas em massa dos escravizados deixaram o império abalado e o sistema escravista tremeu. Apesar de sabermos que a grande parte dos negros que fugiram fizeram o caminho da casa grande para os quilombos distantes (no sertão, portos ou recôncavos dos estados), houve também uma “fuga para fora” (Silva, Eduardo, 1989)*, que foi a incursão do negro no cotidiano das cidades, aqui cito especificamente na cidade do Recife.

A sociedade escravista sempre foi baseada na mão de obra do negro e essa dinâmica não era diferente na vida urbana: os negros faziam tarefas desde transportar água e lenha até vender alimentos e outros objetos, esses ficaram conhecidos como negros de ganho,  que tinham inclusive uma liberdade parcial e que apesar de estarem sujeitados emocional e financeiramente ao seus senhores, tinham alguma autonomia sobre os “negócios”, a sua moradia, vestimenta e etc.

O que acontecia era que uma grande parte desses negros que ganhavam a autorização de seus senhores para viverem “sobre si” e habitarem os mocambos recifenses e que, aproveitando a frouxidão da vigilância de feitores e mesmo da polícia – que ainda não tinha esse nome -, inúmeros deles acabavam se escondendo e fugindo das vistas do seu antigo dono. É óbvio que isso levava os negros a caírem na clandestinidade e apesar da aparente liberdade, um outro mecanismo de controle apareceu para aterrorizar: a polícia.

Segundo Welligton Barbosa, no artigo Entre Sobrados e Mocambos: Fuga de Escravos e Ação da Polícia no Recife Oitocentista o que houve foi uma “Feitorização do Estado”, no que ele diz:

(…) Não devemos imaginar que os centros urbanos eram lugares paradisíacos, onde escorriam leite e mel, sem nenhum tipo de vigilância e controle. A cidade que escondia ensejava aos poucos a cidade que desconfiava, que transformava todos os negros em suspeito. A ausência do feitor era compensada por outros aparatos de vigilância e repressão: a feitorização estatal.

Portanto, é muito, muito importante admitir sem nenhuma pretensão que a abolição foi construída no dia-a-dia. Que os oitocentos foram anos de lutas, fugas, estratégias e resistência verdadeira, não só nos quilombos isolados, não só na fuga para os portos e nem só no esconderijo nos mocambos e sobrados das cidades. Foi resistência e fuga na vida, foi sobrevivência e liberdade das amarras do ideológico colonial, mesquinho e tolhedor. Foi e é, porque a luta nunca acabou e os dias continuam sendo de resistência nossa.

*Referência ao livro Negociação e Conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo, 1989 de Eduardo Silva e João José Reis.

BC_Blogueiras Negras

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Luiza Mahin organizada pelas Blogueiras Negras nos 125 anos de Abolição.

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